top of page

Durante novembro de 2014 a março de 2016

O Projeto “Criança Consciente” GEAS-USP foi  um projeto de educação ambiental de extensão universitária.

Abordando o tema "Tráfico de Animais Silvestres" e a aquisição responsável desses animais em escolas de Educação Infantil.

O tráfico de animais silvestres é um assunto de grande relevância para ser trabalhado com crianças, pois é necessário que entendam que a retirada desses animais da natureza causa, além do sofrimento deles, um desequilíbrio ecológico, podendo provocar a extinção de diversas espécies, sendo uma ameaça à biodiversidade.

Atualmente, o tráfico de animais silvestres é a terceira atividade ilegal que mais gera dinheiro no mundo, ficando atrás apenas do tráfico de drogas e de armas. Muitas pessoas adquirem animais silvestres (por exemplo, papagaios e macacos) para serem animais de estimação, como se fossem cães e gatos. Entretanto, a maioria dessas pessoas acaba comprando o animal por impulso, sem levar em consideração

alguns fatores extremamente importantes, como a origem desse animal (que pode ser ilegal) e as condições no qual eles viverão em cativeiro (que nem sempre estão adequadas às suas necessidades).

Assim, o objetivo principal desse projeto foi sensibilizar, inicialmente, crianças de 1° e 2° ano de escolas públicas e privadas sobre os pontos negativos do tráfico de animais silvestres e a aquisição desses como animais pets. Além disso, o projeto visou situar graduandos de Medicina Veterinária sobre o tema, por meio de um treinamento com pessoas experientes no assunto, para que esses graduandos pudessem conhecer a questão e abordá-la da melhor maneira com as crianças.

Finalmente, o projeto visou ampliar o conhecimento das pessoas sobre os efeitos negativos do tráfico de animais silvestres por meio das crianças, que serão disseminadoras da informação e futuros cidadãos responsáveis.

Confira

um pouco das

nossas

atividades!

Clique para

ampliar

bottom of page